Aurélio Agostinho, (em latim: Aurelius Augustinus) mais conhecido como "Santo Agostinho". Nasceu em Tagaste, (antiga região do Norte da África, atual Argélia) no dia 13 de novembro de 354, religioso e teólogo cristão. Doutor da Igreja, sistematizou a doutrina cristã com enfoque neoplatônico.
“O último dos antigos” e o “primeiro dos modernos”, santo Agostinho foi o primeiro filósofo a refletir sobre o sentido da história, mas tornou-se acima de tudo o arquiteto do projeto intelectual da Igreja. Sua mãe Mônica era uma piedosa cristã, porém seu pai Patrício era pagão. Logo, em sua formação, teve importante influência do maniqueísmo (sistema religioso que une elementos cristãos e pagãos).
Revelando-se dedicado aos livros, estudou em Tagaste e aos 18 anos de idade transferiu-se para Cartago, onde fez estudos de Retórica, época que se recusava ler a Bíblia.Inteligente e culto, conheceu o aplauso das multidões deslumbradas com a sua oratória, porém, deixando-se levar pelos prazeres da vida e a sensualidade das festas pagãs, uniu-se a uma mulher, com quem teve o filho Adeodato.Ao término de seus estudos, aos 19 anos, por injunção de Mônica, sua mãe, Santo Agostinho transferiu-se para Roma, a fim de tentar uma carreira mais promissora no Império, ocasião em que teve o primeiro contato com a filosofia através do diálogo intitulado de Hortênsia, do poeta romano Cícero, passando a interessar-se pela doutrina do Maniqueísmo.No ano seguinte, foi nomeado professor de Retórica na cidade de Milão, onde o cargo de bispo era exercido por Ambrósio, em cujas pregações, Santo Agostinho encontrou as respostas que buscava para as dúvidas espirituais que atormentavam sua conturbada mocidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário