João, chamado Crisóstomo devido à sua eloquência, logo depois de sua morte, mereceu literalmente o nome de “boca-de-ouro”. Nasceu por volta de 345 numa família rica, da aristocracia de Antioquia. Sua mãe apesar de ter enviuvado aos 20 anos, recusou-se a casar de novo para poder se dedicar totalmente à educação do filho. Crisóstomo foi aluno do sofista Libânio, amigo do Imperador Juliano. Libânio instruiu-o bem nos clássicos gregos e na retórica, o que lhe deu as bases para sua excelente oratória. Por algum tempo exerceu a advocacia, mas após seu batismo em 386, tornou-se monge. Com a morte da mãe em 374, passou a viver uma vida ascética e bem rigorosa até 380. Nessa época viveu numa caverna de uma montanha perto de Antioquia. A saúde debilitada o obrigou a abandonar o regime rigoroso. Ordenado em 386, pregou em Antioquia alguns de seus melhores sermões até o ano de 398. Nesse ano foi escolhido como patriarca de Constantinopla, posição que manteve até ser banido em 404 pela Imperatriz Eudóxia, denunciada por ele por usar roupas extravagantes e por colocar uma estátua de prata de si mesma próxima a Santa Sofia, onde ele pregava. Morreu no exílio em 407.
Reconhecimento: Talvez alguns anos de estudo com Diodoro de Tarso tenham algo a ver com sua capacidade como orador. Cerca de 640 de suas homilias sobreviveram, e basta uma leitura rápida para se ter uma idéia de seu talento nessa área. A maioria de suas homilias ou sermões se constituem em exposições das Epístolas de Paulo. Por não conhecer o hebraico, não fez uma investigação crítica dos textos do Antigo testamento. Mas destacou a importância do contexto e procurou descobrir o sentido literal dado pelo autor e fazer uma aplicação prática desse sentido aos problemas das pessoas de sua época. Essas aplicações morais práticas do evangelho eram marcadas por grande integridade moral. Para ele não deveria haver divórcio entre moral e religião; a cruz e a ética devem caminhar juntas.
Reconhecimento: Talvez alguns anos de estudo com Diodoro de Tarso tenham algo a ver com sua capacidade como orador. Cerca de 640 de suas homilias sobreviveram, e basta uma leitura rápida para se ter uma idéia de seu talento nessa área. A maioria de suas homilias ou sermões se constituem em exposições das Epístolas de Paulo. Por não conhecer o hebraico, não fez uma investigação crítica dos textos do Antigo testamento. Mas destacou a importância do contexto e procurou descobrir o sentido literal dado pelo autor e fazer uma aplicação prática desse sentido aos problemas das pessoas de sua época. Essas aplicações morais práticas do evangelho eram marcadas por grande integridade moral. Para ele não deveria haver divórcio entre moral e religião; a cruz e a ética devem caminhar juntas.
Não é por acaso que ele foi e continua sendo um dos maiores oradores sacros que a Igreja Oriental já teve.
A Liturgia usada durante a maior parte do ano nas Igrejas Ortodoxas é de autoria de São João Crisóstomo, baseada na liturgia de São Tiago, o Apóstolo!
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