segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Liturgia - Símbolos Litúrgicos

Escudos e emblemas dos apóstolos


Santo André
André era o irmão de Pedro. Acredita-se que tenha fundado a igreja na Rússia. A tradição sustenta que André foi crucificado numa cruz em formato de X, mais tarde chamada cruz de Santo André. O dia de Santo André é 30 de Novembro.


São Bartolomeu
Também conhecido como Natanael. Foi provavelmente pregador na fronteira entre a Índia e a Armênia. Seu escudo apresenta facas de esfolar. Outros desenhos apresentam também uma Bíblia. A Bíblia quer lembrar sua fé. As facas lembram seu martírio. De acordo com a tradição, Bartolomeu foi esfolado vivo, crucificado e decapitado. O dia de São Bartolomeu é 24 de Agosto.


São Filipe
A tradição diz que Filipe foi missionário na região da Frigia e Galácia. No seu escudo aparecem dois pães e uma cruz. Os pães lembram o comentário de Filipe para Jesus, diante da multidão, para qual Jesus multiplicou os pães (Jo 6:5-7). A cruz lembra o seu martírio. Diz também a tradição que ele foi amarrado numa cruz e apedrejado. O dia de São Filipe é 1 de Maio.


São João
João era irmão de Tiago o Maior. Foi bispo da igreja de Éfeso. Esteve exilado na ilha de Patmos entre os anos de 93 a 98, onde escreveu o Apocalipse. Depois de libertado regressou a Éfeso. Morreu quase centenário e foi o único discípulo a ter morte natural. Recebeu diversas agressões durante a vida, inclusive um cálice envenenado, do qual escapou milagrosamente. O dia de São João é 27 de Dezembro.


São Judas
Judas também foi conhecido por Tadeu. Não há certeza de qual tenha sido seu campo de trabalho missionário. A tradição diz que ele trabalhou junto com Simão, o Zelote e que teriam viajado de navio. Este é o motivo do navio que aparece em seu escudo. A maneira como morreu, também é desconhecida, mas suspeita-se que ele e Simão tenham sido martirizados. O dia de São Judas é 28 de Outubro.


São Mateus
Mateus foi filho de Alfeu e cobrador de impostos. Também foi conhecido por Levi. De acordo com a tradição, após pregar por um tempo para os judeus da Palestina, foi para Etiópia. Há várias tradições quanto à sua morte. Algumas dizem que ele teve morte natural. Outras dizem que ele foi crucificado na Etiópia e depois decapitado. Seu escudo ostenta três bolsas de moedas, que lembram sua profissão de cobrador de impostos. O dia de São Mateus e 21 de Setembro.


São Matias
Matias foi o apostolo escolhido em lugar Judas para fazer parte dos doze. A tradição diz que ele trabalhou na Judéia e na Etiópia. No seu escudo aparecem uma machadinha e uma Bíblia. A Bíblia quer lembrá-lo como um grande pregador. A machadinha lembra sua morte de mártir. Acredita-se que ele foi apedrejado e então decapitado. O dia de São Matias é 24 de Fevereiro.


São Paulo
Antes da sua conversão, no caminho para Damasco (At 9.1-9) e, no início do seu ministério, Paulo era conhecido como Saulo de Tarso. Ele empreendeu três viagens missionárias que o levaram para as regiões da Síria, Chipre, Ásia Menor, Macedônia, Grécia. Ele é autor de 13 das epístolas do Novo Testamento. Paulo foi martirizado em Roma, provavelmente decapitado, em 68 d.C. Ele falou da Palavra de Deus como sendo a "Espada do Espírito". Este é o motivo da Bíblia aberta e da espada no seu escudo. Sua conversão é lembrada no dia 25 de Janeiro. O dia de São Paulo é lembrado junto com São Pedro no dia 29 de Junho.


São Pedro
Pedro foi também conhecido por Simão e Cefas. Ele era irmão de André. Da sua profissão de pescador, Jesus o chamou para ser "pescador de homens". Desde o Pentecostes e até Concílio de Jerusalém do ano 50 A.D, ele foi o líder dos apóstolos. Após isso, não se tem certeza do seu paradeiro. Sabe-se que foi crucificado por Nero em Roma no ano 67. A história antiga registra que ele pediu para ser crucificado de cabeça para baixo porque sentiu-se indigno de ser crucificado como seu Senhor. As duas chaves que aparecem no seu escudo, lembram as palavras de Jesus "Dar-te-ei as chaves do Reino do Céus". O dia de São Pedro é dia 29 de Junho.


São Simão
Este discípulo era também conhecido por Simão o Zelote. A respeito do seu trabalho missionário e da sua vida os registros históricos não são autênticos. Há dados que dizem que ele tenha trabalhado no oeste da Palestina e acompanhado Judas em suas viagens. Há uma história antiga que diz que Simão foi decapitado na Pérsia e depois cortado em pedaços. Seu escudo indica que ele foi um pescador de homens através da pregação do evangelho. O dia de São Simão é 28 de Outubro.


São Tiago, o Maior
Tiago era filho de Zebedeu e irmão de João. A tradição diz que Tiago pregou inicialmente em Jerusalém e depois na Espanha. Foi decapitado por Herodes Agripa. Ele é o único apóstolo cuja morte é mencionada na Escritura (Atos 12:2). Seu escudo mostra um desenho de um casco de um marisco, que é um símbolo da peregrinação pelo mar, e a espada do seu martírio. O dia de Tiago, o maior é 25 de Julho.


São Tiago, o menor
Tiago, filho de Alfeu. Provavelmente era chamado de "o menor" por ser de estatura menor ou por ser mais jovem que o outro Tiago. Era também chamado de "o justo" devido a sua grande piedade. Ele trabalhou nas proximidades de Jerusalém, onde acredita-se que tenha sido o primeiro bispo. A história antiga sustenta que Tiago foi derrubado do pináculo do templo no ano de 96. Apesar de muito ferido, ainda pediu perdão pelos seus inimigos que, mesmo assim, lhe agrediram com violência serrando seu corpo em pedaços. Daí o serrote no emblema. O dia de Tiago, o menor, é 1 de Maio.


São Tomé
Tomé foi evangelista na Pérsia e na Índia. No seu escudo aparecem um esquadro de marceneiro e uma lança. O esquadro é uma referência à tradição que diz que ele construiu, na Índia, uma igreja com suas próprias mãos. Tomé morreu quando foi atingido por flechadas e pedradas. Logo em seguida um sacerdote pagão lhe atravessou uma lança. Por este motivo há uma lança no seu escudo. O dia de São Tomé é 21 de Dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário