segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Liturgia - Cores litúrgicas - significados

Preto: A cor preta é símbolo da morte. Desta forma, ela é usada como cor litúrgica na Sexta-feira santa.

Azul: Azul é a cor do céu, é o símbolo do céu. Também pode ser usada como símbolo da verdade. Azul é a cor litúrgica para o Advento.

Marrom: É a cor da frieza da fé e da morte espiritual.

Cinza: A cor cinza é um meio termo entre a cor preta e a branca. Ela tem sido usada para expressar a mortalidade do corpo e a imortalidade do espírito. No tempos bíblicos as cinzas eram usadas para demonstrar arrependimento. Por isso ela pode ser usada durante a Quaresma.

Verde: A cor verde é a cor das plantas vivas, abundantes na primavera. Ela é usada para representar o triunfo da vida sobre a morte. É a cor litúrgica do período da Trindade e Epifania.

Violeta: Violeta é a cor da penitência e lamentação. É também a cor da realeza. É a cor litúrgica própria para o tempo do Advento e da Quaresma.

Vermelho: A cor vermelha é a cor do sangue. Por isso é usada na igreja como cor litúrgica para comemorar os dias de santos martirizados. Por lembrar o fogo, é usada como cor litúrgica do dia de Pentecostes.

Branco: Desde os tempos bíblicos, a cor branca é reconhecida como um símbolo da pureza, inocência e santidade. É a cor litúrgica para os períodos do Natal e da Páscoa. Em lugar da cor branca é possível usar a cor de prata.

Amarelo: A cor amarela tem dois propósitos. Como a cor da luz, o amarelo pode ser usado para representar a divindade. No entanto, por a luz não ser totalmente branca, mas amarela, ela pode também ser usada para simbolizar a corrupção humana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário