segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Liturgia - Significados bíblicos de números

Um: Um é o número da singularidade e da unidade. Deus enfatiza que é Ele é um Deus só. Jesus, ao orar, pediu que "todos sejam um" assim com ele e o Pai são um (Jo 17.21,22).


Dois: Dois é o número da dualidade. Muitas vezes ele é usados para representar o material e o espiritual, ou a natureza humana e a natureza divina Cristo.


Três: Três é o número da Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo.



Quatro: Quatro é numero que representa os quatro Evangelhos. Também é usado para representar os quatro cantos da terra (Ap.7.1) e as quatro estações.



Cinco: O número cinco representa os cinco ferimentos de Jesus na cruz (mãos pés e o lado). Por isso ele é o número do sacrifício.


Seis: Seis é o número da criação, pois Deus criou todas as coisas em seis dias. Também é usado como número da imperfeição, porque vem antes do sete, o número da totalidade e da perfeição.


Sete: O número sete aparece diversas na Escritura. Após a criação, Deus descansou no sétimo dia, ou seja, a obra estava completa. O profeta Isaías fala das sete virtudes do Espírito (Is 11.2, veja também Ap. 5.12). Jesus, enquanto estava pregado na cruz, falou sete vezes. Conforme o livro de Apocalipse, há sete selos no livro da vida, e no mesmo livro são mencionadas sete igrejas. Sete é o número da perfeição.


Oito: O número representa a regeneração e a ressurreição. Por esta razão muitas pias batismais possuem oito lados.


Nove: Nove é o número do mistério e dos anjos.



Dez: Dez é o número dos mandamentos, das dez pragas. É o número que expressa o completo.


Doze: Doze é o número das tribos de Israel e o número dos apóstolos. Ele é usado para representar a totalidade da igreja. A soma dos dois representa a igreja do Antigo Testamento e a do Novo Testamento juntas.


Treze: Treze é muitas vezes usado como o número da traição, pois à mesa da última Ceia, haviam treze, mas um traiu ao Senhor e se suicidou. É provável que esta seja a razão porque treze é considerado o número do azar e da infelicidade.


Quarenta: Quarenta é o número da provação e tentação. O dilúvio durou quarenta dias e quarenta noites. Israel caminhou quarenta anos no deserto. Moisés permaneceu quarenta dias no Monte Sinai. Após o seu batismo, Jesus foi tentado por quarenta dias no deserto.


Cem: Cem é o resultado de dez vezes dez, o número do absoluto e da plenitude.



Mil: O número mil é muitas vezes usado representar o incalculável, o perfeito e a eternidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário