segunda-feira, 5 de julho de 2010
Diferenças entre Lutero e Calvino.
Lutero e Calvino
Já tem algum tempo que estou tentando entender a diferença entre Lutero e João Calvino. Minha conclusão é que as diferenças são mínimas. Olha, eu não sou um profundo conhecedor da biografia desses homens, mas pelo que já li, ainda não vi nenhuma diferença entre Lutero e Calvino; antes sei que Lutero era a favor e pregava sobre temas hoje que nós chamamos de "calvinismo", como: Eleição, Depravação Total, Predestinação... a grande diferença existe entre seus seguidores (existe uma grande diferença entre um calvinista e um luterano).
Basicamente existem três diferenças na teologia de Calvino e Lutero: Sacramentos, Liturgia e Predestinação.
Na parte Sacramental Lutero acreditava que o Espírito de Jesus se fazia presente nos elementos da ceia ocorrendo uma transformação espiritual (consubstanciação). Calvino acreditava em um simbolismo no qual Cristo se fazia presente em nossos corações. A posição dos sacramentos dos luteranos gerou alguns conflitos entre luteranos e reformados no séc XVII e XVIII mas isso é assunto para outros artigos.
A liturgia para Lutero e os luteranos é mais parecida com a ICAR, mais "ritualistas", e mais complexa. Os luteranos dividem de forma muito clara o culto em duas partes: a parte sacrificial e sacramental. Os calvinistas optam por uma liturgia simples, digamos mais "leve".
A predestinação que Calvino acreditava era a dupla, onde Deus predestina alguns para o céu e alguns para o inferno, no qual não existe meio-termo. Lutero acreditava na predestinação única, (ou una) que o homem era eleito (eles chamam de eleição lol) e o que não fosse eleito poderia ser eleito pela fé (embora assumindo que isso seria muito difícil) citam como exemplo o rei Ezequias que pela fé não morreu, e com isso mudou sua predestinação, que era a morte.
No quesito administrativo Lutero defendia o regime episcopal e Calvino o presbiteriano.
Tanto Calvino quanto Lutero tinham como base o retorno a igreja cristã primitiva e seu expoente era Santo Agostinho. Lutero defendia a ideia de reforma e Calvino acreditava que a ICAR estava "podre" demais para ser reformada. Mas a teologia dos dois são 98% parecidas, e tinham um grande respeito um pelo outro (já Lutero não se dava com Zwinglio e Lutero e Calvino eram contra os anabaptistas). Lutero era mais povão, Calvino era mais académico mas os dois são um dos maiores nomes de toda a teologia.
P.S. Calvino jamais defendeu a burguesia como muitos pensam, essa ideia de "calvinismo burguês" surge com os puritanos no séc XVII.
Soli Deo gloria
Assinar:
Postar comentários (Atom)
muito bom
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExistem diferenças significativas na parte sacramentária, isto é,batismo santa ceia... Além disso existe uma grande diferença na estrutura da igreja (CULTO)....
ResponderExcluirPs: A foto acima é de Lutero e Filipe Melâncton, e não de Lutero e "Calvino"
Estou querendo frecoentar a igreja luterana então queria entender sobre a filosofia luterana
ResponderExcluirEstou querendo frecoentar a igreja luterana então queria entender sobre a filosofia luterana
ResponderExcluirMuito bom, parabéns!
ResponderExcluirDuas religiões completamente dissociadas da realidade. A católica também está dissociada da realidade. A maioria das igrejas evangélicas tem sede pelo dinheiro dos bobos e submissos. Acreditam em muitas bobagens, tais como Céu, Inferno, Purgatório e outras abobrinhas. Precisam ser mais realistas e deixarem a RAZÃO superar a EMOÇÃO.
ResponderExcluir