Teria sido impossível a Calvino, dada a sua ener gia, as suas convicções e o ambiente em que vivia es capar à controvérsia. Como polemista era mais argumentativo e menos violento do que Lutero, ainda que, às vezes, perdesse a paciência e fosse violentíssimo no seu modo de atacar os inimigos. Assim como Calvino foi o maior teólogo sistemático e o maior estadista eclesiástico do seu tempo, foi também o maior polemista.
Os conflitos teológicos de Calvino foram com os livres-pensadores, os anabatistas e os socínios. Ainda que dissidente, como Lutero, Calvino, à semelhança do reformador alemão, não tolerava a dissidência, isto é, aqueles que não concordassem com ele.
A controvérsia mais notável foi a que manteve com Miguel Serveto. Serveto era espanhol e um dos homens mais bem educados e eruditos do seu tempo, não me nos convencido quanto às suas idéias religiosas do que Calvino, e ainda mais violento na polêmica. Ele, de 1534 em diante, contrariou sensivelmente a marcha das coisas em Genebra. A propagação das suas idéias anti-trinitarianas e contra o batismo infantil, dirigidas abertamente contra o ensino fundamental de Calvino, exasperou de tal maneira o reformador que este, por fim, consentiu se de fato recomendou, a condenação do oponente.
Foi o zelo fanático com que ele (Serveto) insistiu nos seus dogmas, como sendo exclusivamente cristãos e denunciou os dos seus oponentes como absurdos e destrutivos ao Cristianismo, que o levou a ser considerado um herege petulante e digno das chamas. (16)
Aos 27 de outubro de 1553, recusando-se, obstina damente, retratar-se dos seus ensinos, Serveto foi queimado junto com os seus livros, e isto por ordem de um conselho reformado. "É a página mais negra na história do Protestantismo." (17)
Calvino foi exímio pregador. Durante vinte e cinco anos pregou do púlpito em Genebra, às vezes diariamente, outras, duas vezes por dia, e o eco da sua voz ressoava através de toda a Europa.
Foi, porém, no hábito e na habilidade de escrever cartas em que mais se excedeu aos outros reformadores. Foi, de fato, o epistológrafo por excelência da Reforma. Cerca de quatro mil cartas do seu próprio punho têm chegado até os nossos dias. Algumas destas cartas são praticamente tratados teológicos, outras de caráter íntimo, nas quais ele revela a profundeza da sua alma, a riqueza da sua experiência espiritual e a largura das suas simpatias e amizades. Nas suas car tas repreende os governadores, instrui os legisladores e fortifica e conforta os "santos." Nenhum pastor per plexo, ainda que dos mais humildes, deixava de rece ber dele encorajamento e conforto. Se Calvino não tivesse feito outra coisa na vida senão escrever cartas, ainda assim ocuparia lugar saliente entre os cristãos eminentes e posição de destaque entre os líderes evan gélicos de todos os tempos.
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